Skip to Content

Nike News

Your source for the latest NIKE, Inc. stories

Nova Coleção de Tênis Nike Zoom Air “Acelera” a Corrida

O que os fundistas Mo Farah, tricampeão mundial e bicampeão olímpico; Galen Rupp, quatro vezes recordista americano; Rita Jeptoo, três vezes vencedora da Maratona de Boston, têm em comum? Além das vitórias e do talento, eles compartilham velocidade, comprometimento e treinam com tênis da família Nike Zoom Air, o sistema de amortecimento de resposta rápida.

Como um motor de um automóvel esportivo cuidadosamente regulado, a tecnologia Zoom Air é altamente técnica, concebida para proporcionar um desempenho à altura do trabalho que está sendo feito dentro dele. O amortecimento fica no interior da entressola e funciona como um sistema de propulsão sob o pé do atleta.

“Observamos repetidamente os tênis Zoom Air no topo do pódio das maratonas, eles são os mais confiáveis para muitos atletas de elite”, conta Taryn Hensley, diretora de Inovação em Amortecimento da Nike. “O Zoom Air é um dos sistemas de amortecimento tecnicamente mais avançados da Nike, desenvolvido para ser reativo e sair rapidamente do chão.”

As reações rápidas do amortecimento decorrem da presença de fibras elásticas firmemente esticadas e entrelaçadas em cada unidade Nike Air pressurizada. Quando o pé toca o chão, as fibras liberam sua tensão, permitindo que o ar amorteça o impacto antes de voltar rapidamente ao seu estado original, gerando uma reação forte e explosiva na decolagem do pé. O resultado é uma corrida rápida e amortecida, não importando se o corredor irá treinar ou tentar bater seu recorde na maratona.

O Zoom Air foi lançado em 1995, após mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento. Ele estreou em três modelos: a chuteira Nike Air Marauder, lançada com unidades Zoom Air tanto no antepé quanto no calcanhar; e o tênis de basquete Air Go LWP,  com unidades Zoom Air na região anterior. Logo depois, este amortecimento foi incorporado aos tênis de corrida Air Zoom LWP. Desde então, atletas vêm treinando, competindo e vencendo com calçados que oferecem esse amortecimento reativo.

DESIGN

Graças à contribuição de feras como Mo Farah, Galen Rupp e Matt Tegencamp, a Nike ficou sabendo que quando rodam mais de 30 quilômetros por dia, preferem um calçado que trabalhe um pouco por eles. Por isso gostaram do fato de o Zoom Air lhes garantir uma sensação de resposta real imediata.

As unidades de Zoom Air podem ser incorporadas sob as regiões posterior e anterior, ou em ambas, com uma variedade de espessuras. Nesta nova versão, os designers criaram uma forma para produzir o Pegasus e o Structure que oferecesse um ajuste mais elegante e preciso, além de favorecer mais impulso para os dedos, graças à curva incorporada na região anterior do pé.

A linha 2014 já desembarcou no Brasil e está disponível no nike.com com três dos quatro principais modelos: Nike Air Zoom Pegasus 31, Nike Zoom Vomero 9 e Nike Zoom Terra Kiger 2. Em 22 de outubro, a coleção fica completa com a chegada do Nike  Zoom Structure 18.

A Nike desenhou a coleção Zoom Air para revolucionar a velocidade. Seja correndo ou treinando, os atletas querem o Zoom Air porque adoram aquela corrida com reação rápida e imediata, além do retorno energético que obtêm disso.

Cada um dos tênis Zoom Air inclui elementos de design aperfeiçoados e adaptados para as necessidades específicas do corredor:

  • Nike Air Zoom Pegasus 31: tênis de corrida para pisada neutra, indicado para os treinos diários. Oferece uma sensação de maior rapidez e reatividade do que qualquer uma das 30 versões anteriores. No entanto, o novo modelo mantém suas características marcantes, como o calcanhar Zoom Air para uma corrida amortecida, cabedal ventilado e um excelente ajuste anatômico –, além de incorporar melhorias como a fôrma contornada, que garante um melhor ajuste. Seu drop (10 mm) menor permite uma postura mais natural, e uma faixa no meio do pé, mais apoio.

  • Nike Air Zoom Structure 18: tênis de corrida para pisada pronada da categoria estabilidade. Indicado para rodagem, o novo modelo oferece uma sensação de maior rapidez e transição suave graças à sua combinação de características associadas à estabilidade. A tecnologia Dynamic Fit, por exemplo, trabalha em conjunto com o solado, que inclui uma guia lateral contra choques e o sistema de estabilização Dynamic Support, composto de espuma com três níveis de densidade.  O novo formato confere mais impulso aos dedos e junto com o amortecimento Zoom Air favorece a sensação de decolagem imediata.

  • Zoom Vomero 9: para pisada neutra e supinada, de leve a moderada. Oferece amortecimento Zoom Air para encarar longões e respirabilidade no cabedal na medida certa. Apresenta novo design no cabedal, mais moderno e leve, agora sem costuras e com lingueta minimalista. O cabedal em mesh duplo super leve, aumenta a respirabilidade e o conforto. Possui as tecnologias Dynamic Fit e Flywire integradas ao cadarço para um ajuste de suporte adaptável que envolve todo o pé.

  • Zoom Kiger 2: para corrida em trilha, oferece tração diferenciada e amortecimento Zoom para aprimorar o desempenho em qualquer tipo de aventura. Ele foi projetado para dar a sensação de  sapatilha de atletismo que se encaixa perfeitamente na pista, mas com desempenho para trilhas. Para isso, a região do calcanhar foi arredondada, ganhou amortecimento Zoom embaixo do calcanhar e do antepé e um perfil mais baixo que o tradicional. Seu solado multicolorido garante tração superior, principalmente na região anterior.  O cabedal não tem costura, possui tecnologia Flywire e secagem rápida.

Read More: Brasil Nike Running