Nike News

Your source for the latest NIKE, Inc. stories

Nike Zoom Air: a tecnologia da velocidade

Plataforma de amortecimento desafia a crença de que inovação significa sempre algo novo. 

Quando a grandeza é medida em frações de segundos, tudo o que um atleta faz deve maximizar seu desempenho e sua velocidade. Essa obsessão nos impulsiona há anos, e nos leva a avançar sempre mais quando o assunto é inovação para o esporte.

A tecnologia Nike Zoom Air comprova, porém, que nem sempre a inovação chega com algo novo.

O NASCIMENTO DA NIKE ZOOM AIR

A tecnologia Nike Zoom Air surgiu há 20 anos, sendo fruto de mais de uma década de pesquisa e desenvolvimento. Atualmente, ela continua oferecendo o amortecimento que traz uma diferença sensível para os atletas. Esportistas de todos os níveis querem um tênis que responda de forma rápida à sua pisada – e a tecnologia Zoom Air, quando inserida no calçado, garante essa tão cobiçada sensação.

A Zoom Air estreou originalmente em três estilos diferentes de calçado: na chuteira de futebol americano Nike Air Marauder, no tênis de basquete Nike Air Go LWP e, logo depois, no modelo de corrida Nike Air Zoom LWP. Desde então, atletas treinam, competem e vencem usando calçados que trazem esse amortecimento responsivo e de alta velocidade.

A ENGENHARIA POR TRÁS DA MÁQUINA

Nike_Zoom_Air_How_it_works_original
Cada vez que o pé do atleta encosta no chão, as fibras elásticas se comprimem para amortecer o impacto, e depois retornam imediatamente ao estado original. Isso gera um impulso explosivo, e uma resposta rápida de alta potência, no momento em que o pé levanta novamente.

Estendidas com firmeza, as fibras elásticas de algodão são costuradas por dentro de uma unidade Nike Air pressurizada – o segredo para que o amortecimento Zoom Air reaja com agilidade. Cada vez que o pé do atleta encosta no chão, as fibras se comprimem para amortecer o impacto, e depois retornam imediatamente ao seu estado original. Isso gera um impulso explosivo, e uma resposta rápida de alta potência, no momento em que o pé levanta novamente.  Não importa se o atleta de elite está disputando uma prova ou realizando um treino: ele escolhe a Zoom Air em busca de passadas rápidas e ágeis, da sensação dos pés saindo do chão imediatamente depois de tocá-lo, do impulso que aprimora sua jornada rumo à velocidade.

“A tecnologia Zoom Air oferece aos corredores uma resposta rápida na hora da corrida. Ela os ajuda a encararem as pistas e o asfalto, assegurando que os pés saiam do chão rapidamente depois de entrar em contato com ele, o que torna a corrida mais rápida, confortável e segura”, explica Brett Holts, Diretor Sênior de Calçados da Nike Running. 

Num cenário em que a concretização de sonhos depende de milésimos de segundos, a tecnologia Zoom Air é capaz de mudar, num único instante, a sensação de velocidade do atleta. Trata-se da plataforma de amortecimento mais rápida e sensível aos movimentos já criada pela Nike. 

VELOCIDADE VOLTADA PARA O ESPORTE

Nike_Hypercross_Mens_Training_Find_Your_Fast

Men's Training: Nike Zoom Hypercross TR2

Nike_Zoom_Air_Elite_8_Running_Find_Your_Fast

Corrida: Nike Air Zoom Elite 8

Nike_Flyknit_Zoom_Agility_Womens_Training_Find_Your_Fast

Women's Training: Nike Flyknit Zoom Agility

Nike_Zoom_P-ROD_9_Elite_NikeSB_Find_Your_Fast

Nike SB: Nike Zoom P-ROD 9 Elite

Nike_KD_8_Basketball_Find_Your_Fast

Basquete: Nike KD 8

A tecnologia Zoom Air foi criada para atletas de várias modalidades, cujo desempenho é baseado na velocidade. Seja numa corrida explosiva, ou numa mudança de direção repentina, a resposta rápida e a supersensibilidade da cápsula Zoom Air absorvem a força aplicada pelos atletas mais velozes do mundo – e devolvem imediatamente esse impulso para os pés.

  • Nike Air Zoom Elite 8 (Nike Running) – O Air Zoom Elite 8 contém a tecnologia Zoom Air na região do antepé. Ela traz amortecimento e sensibilidade, mesmo nas altas velocidades dos treinos “fast tempo runs” – quando os corredores costumam pisar no chão usando essa parte do pé.

  • Nike KD 8 (Nike Basketball) – O Zoom Air confere reações dinâmicas a jogadores de basquete, auxiliando nesse esporte associado a impacto constante e explosões súbitas de velocidade.

  • Nike Zoom P-ROD 9 Elite (Nike SB) – O amortecimento Zoom Air oferece proteção máxima contra impacto, sem aumentar o volume do tênis.

  • Nike Flyknit Zoom Agility (Women’s Training) – Estrategicamente localizadas na sola externa no solado, as cápsulas hexagonais de Zoom Air asseguram amortecimento e sensibilidade nas áreas fundamentais dos pés, sem abrir mão do baixo peso e da flexibilidade.

  • Nike Zoom Hypercross TR2 (Men’s Training) – Neste modelo voltado para a velocidade durante sessões dinâmicas de treino, cápsulas Nike Zoom Air hexagonais garantem flexibilidade e amortecimento propício para mais agilidade nos movimentos. 

A coleção Zoom Air está disponível na nike.com.