Download Image:
Nike Women apresenta a Master Trainer Marie Purvis
Download Image:
Nike Women apresenta a Master Trainer Marie Purvis
Download Image:
Nike Women apresenta a Master Trainer Marie Purvis
Download Image:
Nike Women apresenta a Master Trainer Marie Purvis
Download Image:
Nike Women apresenta a Master Trainer Marie Purvis
July 03, 2015

Nike Women apresenta a Master Trainer Marie Purvis

Ícone do “treino de bolso”, a treinadora lança uma sequência totalmente nova para sua rotina de exercícios.

Marie Purvis já era uma Master Trainer da Nike antes mesmo de esse título existir. Ao longo dos últimos sete anos, ela vem ajudando a Nike a entender como se comunicar com mulheres que gostam de treinar, como elevar o fitness a um novo patamar e como criar um aplicativo de treino com potencial para atingir milhões de pessoas em todo o mundo. Desta forma, nada mais justo do que incluir Marie como umas das responsáveis pela criação do Nike+ Training Club (NTC).

“Não há dúvida de que o NTC é uma de minhas maiores conquistas”, diz ela. “Ainda me belisco para acreditar. Mas ele existe, e funciona na vida real”.

DE ATLETA A TREINADORA

Quando estava no colegial, Marie se sobressaía no atletismo. Porém, ao entrar na faculdade ela estava exausta, lesionada e sofrendo com o excesso de treinos. Por isso, precisou tomar a dura decisão de se afastar da equipe de atletismo da universidade. Entrou em depressão, engordou, e sentia-se perdida. Foi quando ela teve uma conversa com o pai, que também havia sido atleta de atletismo.

“Meu pai disse que tomamos decisões todos os dias, e que precisamos abraçá-las”, lembra Marie. “Não dá para ficar lamentando, vivendo arrependida. É preciso agir”.

Marie então começou a trabalhar no ginásio de atletismo da faculdade. O emprego reunia todas as paixões e talentos da jovem: esporte, orientação para iniciantes e fisiologia do exercício. Depois de se formar, ela seguiu em frente e virou treinadora de condicionamento físico para uma liga de futebol no estado do Oregon. Foi lá que Marie teve seu primeiro contato pessoal com a Nike. A partir daí, sua carreira como personal trainer a ajudou a montar as rotinas de exercício que seriam as precursoras do NTC. Um pouco mais tarde, ela ajudou a projetar o aplicativo propriamente dito.

“Eu queria criar ferramentas para pessoas que não tinham recursos para pagar um personal trainer ou um técnico”, afirma. “Queria transmitir informações úteis. Queria que as pessoas tivessem acesso a uma espécie de treinador de bolso”.

O CORAÇÃO E CÉREBRO DO NTC

Atualmente, Marie é uma Master Trainer NTC. Ela trabalha na sede mundial da Nike em Beaverton, no Oregon, e viaja pelo mundo para falar sobre rotinas de atividade física. Marie orienta novos personal trainers, faz pesquisas sobre exercícios, cria sequências de treinos e transmite informações importantes para os esportistas. Ela é conhecida pelos seus treinos criativos e pela capacidade de motivar as pessoas que orienta. A treinadora afirma que sua energia e dedicação à profissão são resultado do prazer de ajudar os outros a ficar em forma e atingir seus objetivos. 

“É isso que me faz acordar às quatro da manhã todos os dias”, diz. “Quando as pessoas começam a treinar, elas se sentem mais dispostas – e essa disposição vai muito além da simples realização das tarefas do dia a dia. Quando estão mais saudáveis por dentro, elas emitem um brilho. Elas reluzem. É muito legal. As pessoas entram na academia com um sorriso no rosto”. 

Nos últimos anos, a inspiração para Marie tem vindo de suas viagens pelo mundo, para lugares onde a conscientização sobre a importância do bem-estar físico está apenas começando. Nesses locais, as mulheres ainda estão descobrindo os benefícios da atividade física. 

“Toda vez que vejo uma mulher abraçando o prazer do esporte em algum lugar, sinto uma satisfação muito grande”, afirma ela. “Em algumas partes do mundo, o esporte ainda é um benefício que nem todas as mulheres têm acesso. Elas podem até ser bailarinas, mas não podem praticar outros esportes. É emocionante ver um monte de meninas superanimadas diante da possibilidade de fazer atividade física, em culturas onde as mulheres até então não podiam ter esse hábito. É uma experiência maravilhosa”.

O TREINO DE MARIE PURVIS NO NTC: PREPARAR, APONTAR, ZOOM

O treino “Ready, Set, Zoom”, de Marie Purvis, será lançado no dia 7 de julho no aplicativo NTC. A rotina tem 18 minutos de duração e é a primeira de uma série de seis novos treinos criados para o Desafio Acheu Seu Lado Mais Rápido NTC, com duração total de 12 semanas. Marie desenhou um treino ágil e dinâmico, que serve como ponto de partida para as rotinas mais desafiadoras das semanas posteriores.

“O objetivo desse treino é acostumar o atleta aos movimentos dos pés e aos mecanismos corporais, antes de avançar no programa”, explica. “A ideia é aumentar a conscientização sobre o corpo e ganhar velocidade, potência e explosão”.

“O atleta vai ficar sem fôlego e trabalhar a própria força”, continua Marie. “O treino segue de perto os seis movimentos principais do corpo, e estabelece uma base sólida para que o atleta tenha o melhor resultado possível ao longo das doze semanas seguintes”.

Para mais informações, acesse nike.com, ou acompanhe o feed do Nike Sport no aplicativo NTC.

Para manter contato com Marie, siga sua página no Instagram ou no Twitter.

DICAS DA MASTER TRAINER MARIE PURVIS

Diversidade e regularidade são fundamentais para quem deseja atingir bons resultados. Para continuar avançando, é importante fazer treinos divertidos e variados.

Tudo anda muito tenso e acelerado hoje em dia. As pessoas treinam em excesso e sofrem lesões. Quero que as atletas respirem fundo, desacelerem e façam um aquecimento adequado.

O treino funcional – no qual o corpo pratica movimentos do dia a dia – deve ser a base da rotina de exercícios. Essa é a essência do Nike+ Training Club. É preciso aprender a se mexer direito antes de se mexer melhor.

O aplicativo NTC é um treinador portátil. Se você estiver começando, escolha uma aula para iniciantes e siga as instruções do aplicativo. Em breve você estará avançando para níveis mais altos e treinos mais longos.

O poder do trabalho em grupo é um dos incentivos mais poderosos que vi nas minhas viagens pelo mundo. Quer seu contato com a comunidade de colegas esportistas seja digital ou pessoal, encontre parceiros de treino e pratique o incentivo mútuo. O progresso é muito maior do que quando se treina sozinho.