Nike News

Your source for the latest NIKE, Inc. stories

Nike SB Revela Segunda Edição Do Air Jordan I

Criado para ser o tênis de basquete de um astro em ascensão, o Air Jordan I também trouxe inovações à cultura do skate. Quase três décadas depois de seu lançamento, o modelo continua sendo um dos mais clássicos. Para comemorar essa reação imprevista de um tênis de basquete que atendeu às necessidades dos skatistas, a Nike SB e a Jordan Brand estabeleceram uma parceria para criar a segunda edição do Nike SB x Air Jordan I.

Da mesma maneira com que os skatistas sempre criaram novos usos para o mundo onde vivem – transformando piscinas vazias em paraísos e enfrentando ações contra o esporte como território a ser conquistado –, eles fizeram um tênis de basquete a escolha número 1. O cano alto, o interior acolchoado, a tecnologia Nike Air e o couro premium de grande durabilidade foram a união perfeita para os skatistas.

Nascido em Pasadena (EUA), Lance Mountain representou o novo movimento que surgiu da equipe de Craig Stecyk, sediada em Santa Monica (Califórnia) nos anos 70; Stecyk chegou até a fazer desenhos para shapes usados pelo skatista. Em 1987, a aparição de Mountain em um vídeo hipnotizou o mundo com o queera capaz de fazer em seu skate. Com um Air Jordan I azul royal no pé esquerdo e outro branco e azul claro no pé direito, ele incorporava o estilo da época – e acrescentava um toque a mais. Essa combinação acabaria se transformando em um dos momentos mais importantes da história dos tênis de skate.

Entretanto, ele não foi o único "patrocinador extraoficial" do Air Jordan I. Outras futuras lendas vestiram o tênis com orgulho na versão que misturava preto, branco e vermelho, e personalizaram o calçado desenhando e pintando símbolos e slogans, ou trocando o cadarço para aumentar ainda mais o contraste. Posteriormente, a silhueta tornou-se inspiração para vários designs de tênis para skate, que aproveitaram inclusive a escolha de cores fora do padrão.

Mais literal com seus projetos, Mountain preferiu ressaltar a maneira com que seus amigos da época misturavam pés de diferentes tênis para aumentar a vida útil de seus Jordans. Para criar uniformidade, eles pintavam por cima do couro de cada tênis. Os dois Lance Mountain Nike SB x AJIs recriam essa estética, misturando uma paleta preta e vermelha a uma preta e azul royal, em um único par, e em seguida cobrindo as cores no estilo faça-você-mesmo, com tinta preta ou branca. À medida que cada par é usado, a tinta vai gastando e revelando a camada inferior de cores – e, assim, cada pessoa tem seu tênis exclusivo. Finalmente, Mountain criou um desenho para a palmilha, que representa seu estilo: “Paint shoes not walls” [pinte tênis, e não muros].

Depois de décadas, o Nike SB x Air Jordan I do Lance Mountain estará disponível, a partir de 7 de junho em edição limitada, no nike.com e skates shops selecionadas, ao preço sugerido de R$ 499,90.