Nike News

Your source for the latest NIKE, Inc. stories

Nike Apresenta Todas as Inovações de Futebol para 2014

A Nike apresentou hoje produtos que representam a incrível variedade de roupas, tênis e assessórios criados para atletas e torcedores usarem dentro e fora de campo. Em 2014 o Brasil viverá um momento único na história do esporte, e a Nike um momento único em sua trajetória de revolução no design de produtos.  

"Este é o momento final para o jogo bonito e para a Nike revolucionar o design de produto", disse Mark Parker, Presidente e CEO. "Momentos como esse nos permitem dar um salto gigantesco em nossas inovações, já que buscamos oferecer aos atletas todas as vantagens possíveis para o grande palco do futebol mundial."

COLEÇÃO DE VIAGEM DO ATLETA

Todos os dez uniformes das Seleções que usarão Nike no Brasil foram exibidos hoje em um evento em Madri. Os uniformes são projetados para maximizar o potencial dos atletas, garantindo o que há de mais moderno em resfriamento e ventilação.

Os uniformes combinam tecnologias de alta performance para manter os jogadores frescos, como por exemplo os cortes a laser nas laterais das camisas e parte superior-traseira do shorts. A tecnologia Nike Dri-FIT afasta a umidade da pele, transportando-a para a parte externa do tecido, de modo que ela evapore mais rápido. A Nike tem também um forte compromisso com o meio ambiente. Em todos os uniformes, as camisas, os shorts e – pela primeira vez na história – as meias usam tecido feito de garrafas plásticas recicladas. Visualmente, cada camisa possui elementos culturais exclusivos de cada país.

Apelidada de “Coleção Viagem” e supervisionada por Martin Lotti, diretor de Criação da Nike Futebol, a Nike também traz produtos que serão usados ao longo de toda a viagem dos jogadores para o Brasil, e também durante a estadia no país – quer estejam jogando, treinando, em aquecimento, trânsito ou participando de entrevistas com a imprensa. 

"O objetivo geral foi o de criar peças icônicas ​​para os jogadores usarem durante o período que estarão no Brasil", disse Lotti. "Este é o maior momento da carreira do jogador; queríamos entregar o nosso melhor produto para ajudá-los dentro de campo e inspirá-los fora dele."

"Nós sentamos para descobrir quais momentos durante o torneio necessitavam de um equipamento específico, em seguida nos reunimos com os jogadores e Seleções, para depois desenvolver produtos que fossem eficientes e estilosos. Queremos elevar cada momento através de artigos de alta qualidade e design."

“Para treinamento, os jogadores terão o melhor que temos para oferecer. A Select Treinamento Top, perfurado Shell , LS Mid -Layer Tee, Woven Jacket e Woven Short virão todos em sacolas especiais para os jogadores”, explicou Lotti. ”Esta é a inovação que funciona. Os jogadores nos dizem que eles se sentem bem e isso os ajuda”. 

LINHA CASUAL 

Martin Lotti e sua equipe também projetaram uma ampla gama de peças de uso casual para os torcedores inspiradas na história de cada Seleção. A coleção inclui: A jaqueta N98, camisas polo, Nike Tech Pant, Tech Fleece Full Zip Hoody, a jaqueta IRD Saturday e o tênis Tiempo ’94.

A peça principal da coleção é a jaqueta N98. Usado pela primeira vez por Ronaldo Fenômeno antes de entrar em campo pelo Brasil, na França, em 1998, a jaqueta se transformou em parte integrante da história do futebol. 

A coleção Nike F.C também foi apresentada hoje, a NIKE F.C N98 traz uma gola mais baixa e uma barra atualizada, com a peça mais atual do catálogo da Nike Sportswear – Tech Fleece, que conferem à peça um ar moderno. Este artigo foi criado para a Seleção Brasileira, Holandesa e Francesa.

COLABORAÇÕES COM ARTISTAS

"Essas coleções com detalhes e referências a cultura de cada país permitem que os jogadores se unam, além de ficarem elegantes. Também estão disponíveis para os torcedores demostrarem o seu apoio", disse Lotti. "Mas nós também sabemos que o futebol inspira as pessoas em toda parte, por isso não temos produtos focados apenas nos jogadores, comunidades do design têm colaborado com a Nike em vários projetos especiais ligados a este momento especial na história do esporte."

Entre os projetos inspirados pelo futebol, a equipe de design partiu dos visuais dos uniformes  das Seleções e aplicou grafismos relacionados ao skate. As camisas trazem obras do artista brasileiro Flip Yung (mais conhecido como FLIP),  responsável pela criação da estampa de lagarto camuflado nas camisas do Brasil e dos Estados Unidos. 

As camisas usam as mesmas inovações utilizadas no uniforme de futebol. O modelo especial de skate será usado no Nike SB World Tour por atletas, incluindo Luan Oliveira e Sean Malto .

COLEÇÃO AMPLIADA

A equipe de Lotti também trabalhou com os times de Women’s Training, Nike +, e Jordan Brand para criar peças inspiradas pelo futebol brasileiro.

Para as mulheres, a Nike criou a legging "Nike tight of the moment", que traz grafismos exclusivos inspirados no orgulho nacional do Brasil, França, Inglaterra e Estados Unidos, bem como uma versão especial do Nike Free 1.0 Bionic com gráficos que se conectam com cada uma das leggings.

A marca Jordan tinha o desejo de celebrar a busca da Seleção Brasileira pela sexta estrela. Essa homenagem vem na forma de uma edição limitada do tênis Jordan 6.

"Neymar ama Jordan. E Jordan ama o Brasil e seu estilo de jogo. A equipe escolheu o Air Jordan 6 como um gesto da busca da Seleção Brasileira pela sexta estrela", disse Lotti.

 A Nike também desenvolveu a primeira bolsa do mundo com impressão 3D, aliada a couro premium e detalhes de design. As bolsas não estarão à venda, e estão sendo criadas para jogadores como Neymar. A estampa da impressão é inspirada no visual da chuteira Magista.

Também estão incluídos o Nike + FuelBand que traz um fecho dourado com o escudo da Seleção na parte interna. Desenhada para atletas e integrantes das comissões  do Brasil, Inglaterra, França, e Estados Unidos. 

O gráfico também aparece em uma edição limitada da bola Nike Ordem. Lançada no fim de 2013, é a bola oficial da Premier League, primeira divisão do futebol inglês; La Liga, na Espanha; e Série A na Itália; além de todas as competições organizadas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).