Skip to Content

Nike News

Your source for the latest NIKE, Inc. stories

Nike Apresenta Nova Edição da Mercurial Vapor IX ‘02

Em 2002, o atacante Ronaldo, da Seleção Brasileira, retornou aos gramados usando uma tecnologia inédita. Com uma silhueta fina e inovadora, que mais lembrava um tênis de atletismo do que de futebol, a Mercurial Vapor ’02 foi à primeira chuteira da Nike a pesar menos de 200 gramas. Além disso, pela primeira vez na história da empresa, a parte superior não tinha qualquer costura, num design criado a partir do primeiro molde anatômico da Nike. 

Com aquela chuteira nos pés, Ronaldo marcou oito gols no torneio do Japão e da Coreia, garantindo o posto de maior artilheiro do mundo. A ousada combinação de cinza com cores vivas, exibida pelo atacante tornou-se um ícone das chuteiras – assim como já havia feito o modelo usado por Ronaldo em 1998. 

Para celebrar o legado e a história do clássico modelo de 2002, a Mercurial Vapor IX’ 02, edição 2014, oferece aos jogadores de hoje a mais moderna tecnologia de chuteiras com design inspirado no modelo de 2002. As sutis referências gráficas, cores e estampas – combinadas com materiais modernos e inovações – homenageiam a história de velocidade e relembram aquele torneio mágico para Ronaldo e para a Mercurial.  

Uma pequena logomarca no calcanhar identifica o ano original da inspiração, e a palmilha narra à trajetória dos principais momentos da Mercurial. 

A Mercurial Vapor IX foi projetada para oferecer sustentação e suavidade e garantir uma combinação de velocidade e habilidade nos momentos decisivos. A nova textura Nike na parte superior ajuda a dar aos jogadores a confiança em jogadas de alta velocidade com o encaixe confortável, marcas registradas dos modelos ‘Mercurial’. A textura Speed Control envolve o pé, conferindo fricção quando necessário – sem prejudicar a suavidade no contato com a bola exigida pelos atletas. A parte superior também segura o pé, evitando movimentações desnecessárias dentro da chuteira, enquanto a área do calcanhar maximiza a sensação de conforto.

A inovadora tecnologia All Conditions Control (ACC, em português, Controle em Todas as Condições) aprimora ainda mais o desempenho. O tratamento especial garante uma sensação de firmeza, quer o jogo se realize em gramado seco ou molhado.

Tração é fundamental para o jogador que depende de explosão, e a Mercurial Vapor IX oferece essa velocidade. Travas duplas na parte de trás garantem que a chuteira se solte rapidamente do gramado, e o design assimétrico das travas assegura uma largada explosiva. As travas em formato de lâmina, de rápida reação, também permitem mudanças de direção em alta velocidade, determinantes durante a partida.

A Mercurial Vapor IX tem uma estrutura exclusiva e leve, que incorpora duas peças diferentes de fibra de vidro, aumentando a flexibilidade e a rapidez dos movimentos e garantindo retorno de energia no calor do jogo.

Desde o lançamento do modelo original, há mais de 15 anos, a Mercurial jamais perdeu o posto de destaque. Ousados e cheios de vida, o design e as cores da chuteira sempre chamaram atenção para o jogador e ofereceram o que há de melhor em termos de velocidade e inovação.  

A chuteira esta disponível em Nike Store selecionadas em todo o Brasil e no Nike.com ainda este mês.