Nike News

Your source for the latest NIKE, Inc. stories

Modularidade para o Corpo em Movimento: Coleção NikeLab x JFS

Colaboração entre Nike e a designer Johanna Schneider propõe uma nova estética em roupas femininas para a prática de exercícios físicos

Inovar para o corpo feminino faz parte da essência de design da Nike Women. A parceria com a designer alemã Johanna Schneider, que propõe, por meio de uma linha de peças modulares e versáteis, uma nova estética nas roupas femininas voltadas para a prática de exercícios, é mais um exemplo do compromisso que a Nike tem com as mulheres.  

Colaboração e aprendizagem mútuas com atletas e designers independentes é uma tradição dentro do programa de design da Nike. Jamie Lee, Diretora Global de Women’s Training na Nike, trabalhou de perto com Schneider ao longo do desenvolvimento da coleção NikeLab x JFS. A parceria alia o conhecimento técnico e de projetos da Nike, com a perspectiva singular da designer, e o resultado final traduz essa sinergia.

A coleção é composta por várias peças adaptáveis, podendo mudar volume e caimento no corpo de acordo com a atividade. Isso permite que as mulheres montem seus looks conforme os diferentes estágios da rotina de treinos e os períodos de transição entre um exercício e outro. 

SP15_JFS_Cape_Detail_Landscape_36902_porto
Coleção NikeLab x JFS

"Para mim, criar peças de roupa é como entrar em um quarto", diz Schneider. "Estou criando ambientes. E o ambiente ideal tem que ser modular. Para algumas ocasiões, eu quero estar mais coberta, ou preciso de mais suporte. Em outras ocasiões, eu quero que a minha roupa respire.”

Para realizar este sistema modular, Schneider teve de começar criando seus próprios padrões de vestuário; essencialmente reformulando as peças tradicionais de academia, com ênfase em uma nova estética. "Por ela ser tão experiente e hábil com modelagem, ela traz essa novidade na criação de formas", diz Lee sobre trabalhar com Schneider. Descrevendo a sua experiência com Lee e a equipe de design da Nike, Schneider explica que ela foi incentivada pelo compromisso da equipe de "descobrir novas regras" e buscar "novos parâmetros" para o treino das mulheres.

Johanna_Schneider_36922_porto
A designer natural de Berlin, Johanna Schneider, é inspirada pelo corpo humano e sua construção orgânica.

Dentro desta liberdade de criação, Schneider pôde utilizar uma abordagem diferenciada para as silhuetas das suas peças. Ela afirma: "todas as roupas da coleção são desenvolvidas para terem movimento e interagirem com o corpo da mulher. A minha ideia de silhueta feminina é um equilíbrio entre o esconder e revelar partes do corpo. Eu não quero que a atleta pense na roupa enquanto estiver se exercitando". Exemplos desta atitude são vistos na coleção: fendas laterais na bermuda e regata que se abrem suavemente com o movimento do corpo; um zíper aberto no punho da camiseta ajustando o volume da manga, e um zíper que abre a gola da blusa de manga comprida, aumentando a capacidade de respiração da peça.

INSPIRADA PELO CORPO HUMANO E SUA CONSTRUÇÃO ORGÂNICA

Refletindo sobre o treino atual das mulheres, Schneider afirma: "Estou muito impressionada com o novo movimento de rotina de exercícios das mulheres de hoje. Descobrimos os esportes de uma maneira muito nova. Experimentamos o nosso corpo, nossos limites, a nossa paixão, medo e confronto, como fazemos na vida real.” O movimento é primordial nesta coleção - as roupas não só facilitam o movimento das atletas, como também ganham vida por meio do movimento delas. A modelagem das peças foi complementada por inovações da Nike em materiais e acabamentos específicos para peças de performance. Schneider acredita que "o desenvolvimento científico de materiais voltados à performance e à produção irá influenciar o vestuário e a moda cada vez mais". 

Para esta coleção, ela contou com a expertise da Nike por meio de aplicações inovadoras em moldes cortados a laser, para uma melhor capacidade de respiração, bem como acabamentos leves. A coleção também faz uso extensivo de tecnologias características da Nike, tais como o Dri-FIT.

Cada detalhe na coleção foi criado tendo em mente a performance, e a seleção de cores não foi exceção à regra. Schneider diz: "Quando eu estava escolhendo a paleta de cores para a coleção, quis desenvolver uma seleção que funcionasse em variados tons de pele e perfis de mulheres. Cores de origem orgânica geram uma impressão natural e familiar, além de criar um contraste suave com relação ao aspecto técnico das peças”.  

SS_Look_01_B-024_F2D_36907_porto
Airinė Palšytė, da Lituânia

NIKE x JFS PRINTED TIGHTS and NIKE PRINTED BRA

Base ideal para treinos, a legging e o top da coleção animam os modelos Nike Pro com gráficos personalizados por Johanna F. Schneider. A arte pintada à mão é posicionada sobre o corpo de modo que os padrões e as texturas pareçam interagir com as zonas musculares durante o exercício, enquanto a paleta de cores estabelece uma boa combinação com a coleção completa NIKExJFS.

SP15_JFS_Cape_Detail_36903_porto
NikeLab x JFS Sleeveless Cape

NIKELAB X JFS SLEEVELESS CAPE

Extremamente versátil, o Capelette reinventa o formato clássico da jaqueta através de uma construção inovadora. Quando esticada em superfície plana, a peça parece um retângulo simples com enfeites mínimos. Quando vestida aberta, com o cinto desfeito, ela se prende ao corpo, movendo-se com o corpo de maneira extremamente confortável e visualmente interessante. Ao apertar o cinto e puxar os cordões superiores, a atleta pode ajustar o volume, caimento e temperatura.  As rendas superiores também permitem que a peça seja amarrada em torno dos quadris como uma saia simples para aquecimento antes do treino. Em qualquer configuração, dois espaçosos bolsos com zíperes ocultos são úteis para guardar chaves e outros itens essenciais.

SP15_JFS_Cape_Detail_CropTop_Portrait_EXTENDED_36901_porto
NikeLab x JFS Crop Long Sleeve Top

NIKELAB x JFS CROP LONG SLEEVE TOP

O Crop Long Sleeve Top é um item básico para treinos, com ajuste ergonômico e uma imitação de gola com zíper. Ele mistura a tecnologia Dri-FIT e um jersey de algodão de toque leve com uma tela para maior movimento e respirabilidade. As mangas incluem orifícios para o polegar, mantendo a peça no lugar durante exercícios intensos.

SP15_JFS_Coulettes_36904_porto
NikeLab x JFS Culottes Shorts

NIKELAB x JFS CULOTTES SHORTS

Um par de shorts fluido e longo, a peça destaca e enfatiza o movimento. A barra assimétrica e a perna ampla criam uma peça que é visualmente marcante e incrivelmente fácil de usar. Ideais para uma aula de dança ou de estúdio, a peça pode ser usada sobre leggings ou sozinhas, graças a um forro em malha. O tecido elástico Dri-FIT inclui fendas laterais e um padrão de corte a laser para maior respirabilidade.

NikeLab x JFS Short-Sleeve

A peça é uma releitura inteligente de um clássico das academias. As mangas curtas triangulares foram projetadas para facilitar o movimento do braço, e criam uma nova estética, com um volume em estilo origami. Em conjunto com os braços, recortes com nervuras auxiliam o movimento, sendo o recorte traseiro perfurado para uma maior respirabilidade. Um cordão ajustável na parte de trás também permite que a atleta altere a forma e a linguagem corporal da peça.

NikeLab x JFS Asymmetrical

A camiseta longa e assimétrica possui alças que absorvem a umidade, para um maior conforto durante o exercício. Uma fenda profunda em um dos lados acomoda o movimento e sugere diferentes posições de vestuário – a peça pode ser dobrada ou amarrada parcialmente para se adequar à atividade e ao restante do look da atleta. Na parte de trás, padrões cortados a laser melhoram ainda mais a respirabilidade e caimento.

NIKELAB X JFS STUDIO WRAP PACK 3

A sapatilha Studio Wrap foi construída para oferecer liberdade e flexibilidade aos movimentos dos pés. Ideal para a prática de exercícios como Ioga e Pilates, ela transmite a sensação de estar descalço. Uma espuma leve e elástica é integrada à parte superior da sapatilha que, quando trançada , garante suporte ao peito do pé e ao calcanhar. Além disso, a NikeLab x JFS Studio Wrap Pack 3 possui cortes hexagonais no solado que permitem movimentos multidirecionais, mantendo a capacidade de deslizamento natural, comum durante os exercícios, mas garantindo que os pés fiquem firmes no solo.       

A coleção NikeLab x JFS é um exemplo perfeito do que a Nike pretende alcançar por meio de suas parcerias com talentos externos. Como o CEO Mark Parker diz: "A melhor colaboração é aquela que faz com que os parceiros cheguem a lugares em que nenhum deles poderia ter chegado por conta própria”.

No Brasil, a coleção NikeLab x JFS estará disponível a partir de 05 de março no Cartel 011, em São Paulo.