Nike News

Your source for the latest NIKE, Inc. stories

Portugal Revela Novo Uniforme para 2014

A Nike e a seleção de Portugal celebram o centenário da Federação Portuguesa de Futebol, combinando o que há de melhor em tecnologia e inovação a poderosos símbolos nacionais. O resultado é um visual novo e eletrizante.

“Sabemos como Portugal joga futebol. Com ritmo e energia, eles conquistam o inesperado e dominam o campo de uma forma que intimida”, afirma Martin Lotti, Diretor Global de Design da Nike Futebol. “Nossa proposta foi criar um uniforme que refletisse esse estilo, com um design que traz entusiasmo e vibração”.

A camisa da seleção de Portugal exibe um novo vermelho escuro com listras horizontais vermelhas brilhantes na metade superior das mangas. De tamanhos variados, as listras criam um visual cheio de energia, quase brilhante, que transmite uma sensação de velocidade.

A gola “V” vermelho escura, quase grená, tem contorno em verde. Em homenagem ao centenário da Federação Portuguesa de Futebol, os anos de 1914 e 2014 são exibidos do lado esquerdo e direito na parte inferior do escudo da Seleção. 

Na parte interna da gola, há uma pequena flâmula vermelha e verde que retrata a Esfera Armilar, celebrando a história das navegações portuguesas. A Esfera Armilar é um instrumento de navegação usado pelos navegadores portugueses na descoberta de novas terras. Há mais de 500 anos é um símbolo nacional, além de ser também o elemento de fundo do escudo.

O nome e os números nas costas da camisa foram inspirados na antiga tipologia usada na tradicional sinalização portuguesa. A fonte resultante combina o moderno com a Art Déco.

“O novo uniforme é simples e lindo, com detalhes que respeitam a cultura e a história de Portugal. A tecnologia ajuda a controlar o calor do corpo e me manter confortável para dar o meu melhor em campo", comenta Cristiano Ronaldo. “Quando visto o uniforme da seleção fico muito orgulhoso de representar fans, familia e amigos.”

O calção é vermelho escuro. Simples e icônico, ele traz um corte mais estreito e ajustado ao corpo – criado com base em pesquisas de modelagem e desenvolvido especialmente para ajudar nos movimentos e aumentar o conforto. A parte de trás do calção contém cortes a laser que ajudam a refrescar e a controlar a transpiração. As novas meias também são em tom vermelho escuro.                

A camisa chega às lojas de todo o Brasil a partir de 12 de março, em duas versões: uma idêntica a dos jogadores, ao preço sugerido de R$ 349,90, e outra para torcedores, ao preço sugerido de R$ 229,90.

REVOLUÇÃO EM RESFRIAMENTO E CONFORTO

A tecnologia Dri-Fit, que extrai o suor do corpo para fora do tecido, para evaporação mais rápida, está presente em toda a peça. A temperatura do corpo, medida em testes que indicaram as áreas de maior aquecimento quando em movimento, é regulada pelas zonas de ventilação. Essas áreas são compostas por pequenos furos cortados a laser, que vão das axilas até o quadril, e garantem que o ar circule para manter o conforto. A trama do tecido Nike Dri-FIT “burnout” mesh é mais aberta ou fechada em cada parte da peça dependendo da necessidade de mais suporte ou ventilação para o corpo do atleta.

"Ao extrair o suor e manter o corpo frio por mais tempo, os jogadores se sentem mais confortáveis”, disse Martin Lotti.

Além de manter os jogadores secos, a Nike está utilizando a nova tecnologia Double Knit, o melhor Dri-Fit de toda a linha Nike Futebol,  incorpora algodão e poliéster reciclado, o que há de melhor para a absorção de umidade, acrescentando um toque suave e mais agradável.

RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Alinhado com o compromisso da Nike em combinar desempenho atlético e menor impacto ambiental, o uniforme completo é 16% mais leve do que o anterior. Os shorts contam com 100% de poliéster reciclado, enquanto o tecido da camisa tem o mínimo de 96% do mesmo material e 4% de algodão orgânico. Até as meias foram redesenhadas para melhor performance e reduzir o impacto ambiental, sendo criadas com 78% de poliéster reciclado. Para a confecção de cada uniforme, são recicladas cerca de 18 garrafas plásticas. Desde 2010, a Nike desviou mais de 2  bilhões de garrafas PET de aterros sanitários por meio do uso de poliéster reciclado.

"A incorporação da sustentabilidade é uma parte fundamental do processo de concepção e desenvolvimento para nós", disse Lotti. "Nosso objetivo é criar um uniforme que auxilie o desempenho dos jogadores e seja bom para o planeta."

AJUSTE PERFEITO

Para o desenvolvimento do uniforme foram realizados estudos que identificaram as regiões do corpo dos jogadores com maior nível de tensão durante os jogos, a partir da análise de onde os atletas colocavam mais força. Assim, foram acrescentadas mais resistência e elasticidade para amplificar mobilidade e conforto em áreas como peito, ombros e pernas.

A equipe de designers também utilizou uma tecnologia 3-D de escaneamento corporal. Uma espécie de raio-X do corpo inteiro dos atletas coletou dados completos em relação à anatomia do jogador de futebol. Com esses dados, elaboraram um ajuste atualizado, proporcionando ao corpo um movimento mais natural dentro do uniforme.