Nike News

Your source for the latest NIKE, Inc. stories

Funcionalidade da Década de 90

Assim como as tecnologias Nike Flyknit, Nike Flywire e Nike Air, a plataforma Nike Huarache nasceu da corrida e foi rapidamente aplicada a outras categorias esportivas. Projetada com foco no minimalismo, a plataforma Huarache foi uma das primeiras tentativas da Nike em dar aos atletas exatamente o que eles precisam para sua performance. Vinte e três anos após o lançamento, a Nike Sportswear reintroduz os calçados que combinam a funcionalidade das sandálias sul-americanas e o ajuste das botas de neoprene para esqui aquático: o Air Flight Huarache e o Air Huarache Trainer.

Em 1992, os designers da Nike Tinker Hatfield e o jovem Eric Avar juntaram suas ideias para propor uma inovação radical, visando suprir as necessidades dos jogadores de basquete em qualquer lugar do planeta. Graças à meia interna de neoprene e ao cabedal de couro, que funcionaram em parceria para oferecer conforto e resposta rápida, o Air Flight Huarache proporcionou um ajuste nunca visto antes. Entre alguns poucos tênis que não têm o Swoosh (logomarca da Nike), o Air Flight Huarache é a prova da filosofia “menos é mais”. 

Tendo criado com sucesso uma versão para basquete do Huarache, Hatfield e Avar partiram para criar também um calçado de Cross-Training. O cabedal utiliza uma combinação semelhante de meia interna/cabedal - com um detalhe a mais. Reconhecendo a necessidade de firmeza durante treinamentos de resistência e atividades aeróbicas, adicionou-se uma faixa de tela, criando um calçado que ultrapassa os limites da performance.

O design minimalista do Huarache reduziu dramaticamente o peso dos calçados da década de 90 e inspirou uma nova geração de designers a criar uma linha que apresenta apenas os componentes necessários para a alta performance.

O Nike Sportswear Air Flight Huarache estará disponível em São Paulo, na Nike 1994; no Rio de Janeiro, na loja de Ipanema, e em outros revendedores selecionados a partir de 8 de agosto. O Air Trainer Huarache estará à venda na nike.com, entre outras lojas selecionadas a partir de 6 de setembro. Os dois calçados chegam ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 449.90.