Skip to Content

Nike News

Your source for the latest NIKE, Inc. stories

Com Uniformes Ricos em História e Tecnologia, a França Está Pronta Para 2014

Os novos uniformes da Seleção Francesa captam o estilo e orgulho nacional da França, com um design sofisticado. Enquanto a camisa titular celebra a rica história de Nîmes, cidade no sul da França que foi o berço do denim moderno, a segunda camisa presta homenagem ao tradicional estilo Marinière, estampa francesa clássica marcada pela presença de listras. A Seleção da França de 1958 foi homenageada nos dois modelos: na gola polo da camisa azul e no escudo da segunda camisa, na qual o clássico símbolo do galo aparece livre de qualquer moldura. 

"Representar a França é a maior honra", disse Blaise Matuidi. "Jogamos para os nossos torcedores e para o nosso país - nós queremos fazê-los orgulhosos. Os novos uniformes são um símbolo da elegância francesa com a tecnologia que vai nos ajudar a realizar o nosso melhor no Brasil".

Ambos uniformes possuem tecnologia de ponta em tecido Dri-FIT, controle de temperatura, conforto e responsabilidade ambiental, além de muito estilo.

"Além de proporcionar o melhor desempenho em termos de inovação, o nosso objetivo é celebrar o espírito de cada país nos uniformes", disse Martin Lotti, diretor criativo da Nike Futebol. "Olhamos para o que os jogadores franceses usavam fora do campo, e eles possuem um estilo clássico, tipo artesanal. Nós queríamos refletir isso e dar aos jogadores o mesmo nível de luxo e a ideia de ajuste sob medida”.

REVOLUÇÃO EM RESFRIAMENTO E CONFORTO

A tecnologia Dri-Fit, que extrai o suor do corpo para fora do tecido, para evaporação mais rápida, está presente em todas as peças. A temperatura do corpo, medida em testes que indicaram as áreas de maior aquecimento quando em movimento, é regulada pelas zonas de ventilação. Essas áreas são compostas por pequenos furos cortados a laser, que vão das axilas até o quadril, e garantem que o ar circule para manter o conforto. Elas também estão presentes na parte de trás do calção, ajudando a controlar o calor e facilitando o movimento dos atletas. A trama do tecido Nike Dri-FIT “burnout” mesh é mais aberta ou fechada em cada parte da peça, dependendo da necessidade de mais suporte ou ventilação para o corpo do atleta.

"Ao extrair o suor e manter o corpo frio por mais tempo, os jogadores se sentem mais confortáveis”, disse Martin Lotti, diretor criativo da Nike Futebol.

Além de manter os jogadores secos, a Nike está utilizando a nova tecnologia Double Knit, o melhor Dri-Fit de toda a linha Nike Futebol, que incorpora algodão e poliéster reciclado. Essa tecnologia é o que há de melhor para a absorção de umidade, acrescentando um toque suave e mais agradável.

Até as meias têm ajuste mais fino, específico para o futebol. Zonas de amortecimento no dedão e tornozelo protegem os pontos onde ocorrem os maiores impactos, enquanto o suporte em arco previne que o jogador escorregue. No calcanhar e parte superior, camadas flexíveis evitam enrugamento.

RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Alinhado com o compromisso da Nike em combinar desempenho atlético e menor impacto ambiental, o uniforme completo é 16% mais leve do que o anterior. Os shorts contam com 100% de poliéster reciclado, enquanto o tecido da camisa tem o mínimo de 96% do mesmo material e 4% de algodão orgânico. Até as meias foram redesenhadas para melhor performance e reduzir o impacto ambiental, sendo criadas com 78% de poliéster reciclado.

Para a confecção de cada uniforme, são recicladas cerca de 18 garrafas plásticas. Desde 2010, a Nike desviou mais de 2  bilhões de garrafas PET de aterros sanitários por meio do uso de poliéster reciclado.

"A incorporação de benefícios ambientais é uma parte fundamental do processo de concepção e desenvolvimento para nós", disse Lotti. "Nós consideramos todos os aspectos da criação do produto em nossa cadeia de fornecimento, incluindo os resíduos, química, e uso da água para criar um uniforme que auxilie os jogadores dentro de campo e seja bom para o planeta."

AJUSTE PERFEITO

Para o desenvolvimento do uniforme foram realizados estudos que identificaram as regiões do corpo dos jogadores com maior nível de tensão durante os jogos, a partir da análise de onde os atletas colocavam mais força. Assim, foram acrescentadas mais resistência e elasticidade para amplificar mobilidade e conforto em áreas como peito, ombros e pernas.

A equipe de designers também utilizou uma tecnologia 3-D de escaneamento corporal. Uma espécie de raio-X do corpo inteiro dos atletas coletou dados completos em relação à anatomia do jogador de futebol. Com esses dados, elaboraram um ajuste atualizado, proporcionando ao corpo um movimento mais natural dentro do uniforme.

SERVIÇO

A camisa titular azul já está disponível em nike.com e nas lojas de todo o Brasil, em duas versões: uma idêntica a dos jogadores, ao preço sugerido de R$ 349,90, e uma para torcedores, com preço sugerido de R$ 229,90. O segundo uniforme estará disponível nas lojas a partir do dia 03 de Abril, com os mesmos preços sugeridos do primeiro uniforme.