No 11º ano de um de seus calçados de performance mais populares, a Nike apresenta a nova versão da família Free, modelo que revolucionou a corrida na última década. O Nike Free 3.0 Flyknit, Nike Free 4.0 Flyknit e Nike Free 5.0, indicados para quem tem a pisada neutra, deram um passo além na evolução da capacidade de utilização do movimento natural dos pés e do corpo.
A coleção traz como novidade cabedais redesenhados, criados para trabalhar em harmonia com a flexibilidade natural do tênis. Ao invés de acrescentar elementos, o design dos tênis foi aprimorado para garantir ao atleta uma experiência de corrida ainda mais natural.
A linha Nike Free oferece aos corredores três opções para passadas mais naturais:
Nike Free 3.0 Flyknit: A pisada mais natural da Nike, com cabedal Flyknit de caimento perfeito e 4 milímetros de drop
Nike Free 4.0 Flyknit: Uma pisada amortecida e natural, com cabedal Flyknit adaptado ao pé e 6 milímetros de drop
Nike Free 5.0: A passada mais amortecida e natural da Nike, com cabedal estruturado e 8 milímetros de drop
Coleção Nike Free para Mulheres

Nike Free 3.0 Flyknit

Nike Free 4.0 Flyknit

Nike Free 5.0
O conceito Nike Free surgiu em 2001, fruto das ideias de um lendário treinador que ajudou a inspirar os designers a criarem um tênis que imitasse a sensação de correr descalço, mas sem deixar de oferecer um alto nível de proteção e sustentação. Agora, em 2015, mais uma vez os designers do Nike Free focaram esforços no princípio de que menos é mais: eliminaram camadas, costuras e volume, criando um produto que se baseia no simples poder dos pés, e não do calçado.
Cinco razões para provar que menos é mais
Além de proporcionar a sensação de correr descalço, o Nike Free conta com funções únicas.
1. Solado com flexibilidade natural

A coleção Nike Free é baseada em pesquisas e no respeito aos movimentos naturais do corpo. Sendo assim, foi criada um solado com o objetivo de permitir que os pés permaneçam próximos ao solo e realizem seus movimentos naturais. Dados mostram que os pés não se movem numa linha perfeita durante a corrida: embora o corpo avance em linha reta, os pés tendem a se movimentar levemente para os lados quando atingem o chão. Nos três novos modelos Nike Free, as ranhuras hexagonais flexíveis do solado externo garantem a mais completa amplitude de movimentos, permitindo que os pés se adaptem ao solo, enquanto a espuma Phylite oferece um amortecimento leve.
2. Cabedais confortáveis como meias

Acrescentar novos recursos a um tênis muitas vezes significa aumentar seu volume, o número de camadas e de costuras. Com frequência isso leva a mais fricção, mais material e a um caimento menos flexível e mais artificial. Os modelos Nike Free 3.0 Flyknit e Nike Free 4.0 Flyknit têm cabedais praticamente sem costuras, feitos com a tecnologia Nike Flyknit.. Eles se adaptam ao formato dos pés – assegurando, ao mesmo tempo, um alto nível de sustentação. A tecnologia Nike Flyknit permitiu que os designers fizessem uma micro-engenharia nas áreas de flexibilidade, sustentação e circulação de ar, precisamente nos pontos em que tais características são mais necessárias. Além disso, a costura lateral foi completamente removida, criando um caimento confortável semelhante ao de uma meia.
O Nike Free 5.0 também perdeu camadas na edição deste ano. Agora, ele traz uma construção inteiriça e sem costuras, que garante conforto e passadas flexíveis e leves. A malha de material estruturado, utilizada no cabedal, e as camadas sobrepostas sem costuras, contribuem para a redução geral no peso do tênis, além de aprimorar a circulação de ar.
Todos os três modelos contam com a tecnologia Nike Flywire, cujos cabos asseguram baixo peso e sustentação firme na região intermediária e no arco do pé.
3. Design ultraleve

A tecnologia Nike Flyknit é um excelente exemplo de que menos pode ser mais. Ela traz o cabedal perfeito para complementar o solado externo da coleção Nike Free, responsável por garantir os movimentos naturais do corpo. O fio flexível, ultraleve e durável abraça o formato natural dos pés, garantindo maleabilidade e sustentação. A trama é um pouco mais aberta em comparação com modelos anteriores e, por isso, o cabedal Flyknit dos modelos Nike Free 3.0 Flyknit e 4.0 Flyknit garante uma circulação de ar ainda melhor.
Corredores que preferirem o Nike Free 5.0 irão notar a leveza do novo calçado, que traz menos camadas e um cabedal com malha leve. Remover pequenas camadas tem um efeito cumulativo quando se leva em conta uma corrida de muitos quilômetros.
4. Caimento perfeito para sustentar o calcanhar

Alguns tênis de corrida se beneficiam de um suporte para o calcanhar estruturado e feito de plástico, localizado na parte traseira do calçado. O Nike Free 3.0 Flyknit, porém, utiliza a tecnologia Flyknit para dar sustentação à região do calcanhar. Já o Nike Free 4.0 Flyknit utiliza um fio não-elástico no calcanhar, que garante ainda mais estabilidade e sustentação. Além de reduzir o peso, a ausência do suporte estruturado garante mais liberdade e um trote natural para o atleta.
5. Menos impacto ambiental
A tecnologia Nike Flyknit não reduz apenas o peso do calçado: este avançado processo de produção diminui também os resíduos resultantes da fabricação. Desde a estreia da tecnologia Nike Flyknit, em 2012, com o Flyknit Racer, este inovador método já reduziu em 907 toneladas os resíduos enviados para aterros sanitários. Isso equivale a cerca de três vezes o peso da maior aeronave comercial do mundo. Enquanto os cabedais tradicionais costumam ser feitos a partir de vários materiais, cortados e costurados uns aos outros, a tecnologia Nike Flyknit tece os filamentos de linha a um cabedal quase sem costuras, criando um tênis leve e de excelente caimento, que garante o melhor desempenho atlético e o menor impacto ambiental.
Desde a estreia da tecnologia Nike Flyknit, em 2012, com o Flyknit Racer, este inovador método já reduziu em 907 toneladas os resíduos enviados para aterros sanitários. Isso equivale a cerca de três vezes o peso da maior aeronave comercial do mundo.
Coleção Nike Free para Homens

Nike Free 3.0 Flyknit

Nike Free 4.0 Flyknit

Nike Free 5.0
Garantia de movimentos naturais
Para os designers da Nike, os modelos Nike Free não são calçados compostos de características individuais. Na verdade, a equipe criou uma linha no qual os diferentes recursos dos tênis trabalham em harmonia entre si, permitindo que os pés realizem seus movimentos naturais. O formato, os materiais e a tecnologia da linha Nike Free trabalham juntos para garantir movimentos em 360 graus.
A linha completa Nike Free já está disponível no nike.com, e chega às lojas a partir de 14 de abril.
Read More: Nike Running Nike Free Flyknit Natural Motion Brasil