Skip to Content

Nike News

Your source for the latest NIKE, Inc. stories

Nike Air Zoom Structure: A Estabilidade Nunca Foi tão Rápida

Força e crescimento são resultado de esforços contínuos. Mas, para evoluir, não é necessário diminuir o ritmo, como comprova o novo e revolucionário Zoom Structure 18. Em sua 18ª versão, o modelo estabelece um novo patamar para os tênis de corrida, garantindo velocidade e estabilidade.

Nas últimas duas décadas, os designers da Nike jogaram por terra a ideia de que, para ter estabilidade, é preciso abrir mão da velocidade. Esse trabalho incansável faz com que o tênis Nike Structure esteja cada vez mais leve, suave e rápido, sem prejudicar o atributo da estabilidade. O desenho do Structure 18 é um salto em relação às versões anteriores. Desta vez os designer revolucionaram completamente o modelo.

A equipe da Nike trabalhou bem de perto com atletas como Galen Rupp, medalhista de prata nos 10.000 metros, e Mary Cain, campeã mundial júnior na prova dos 3.000 metros. Eles ofereceram ideias que ajudaram a levar esse tênis até a linha de chegada. Rupp, que corre cerca de 190 quilômetros por semana – a maioria deles com um Nike Structure nos pés – diz que a nova versão garante passadas mais estáveis, e oferece uma sensação de velocidade durante todo o percurso.

“O Nike Structure é o único tênis que uso para treinar, desde que comecei a correr”, conta ele. “Por isso, participar do desenvolvimento do novo modelo foi uma oportunidade muito especial. Adoro o Nike Air Zoom Structure 18. Ele envolve as regiões certas do pé e garante a sustentação necessária para percorrer toda a distância do treino. Fiquei muito surpreso quando segurei o tênis na mão e vi como é leve. É como se a Nike tivesse encontrado uma fórmula mágica para reduzir o peso em alguns gramas. Isso me dá a sensação de que sou ainda mais rápido quando estou com esse tênis”.

O Nike Air Zoom Structure 18 tem uma estabilidade inabalável, resultado do cabedal com a tecnologia Asymetrical Dynamic Flywire e do sistema Dynamic Support de densidade tripla, localizado na sola intermediária. O novo molde anatômico, criado para aprimorar o caimento e aumentar a velocidade de reação dos pés, trabalha em harmonia com o amortecimento Nike Zoom Air. Juntas, essas duas características oferecem mais impulso na região dos dedos e garantem a sensação de rapidez na hora de tirar os pés do chão – sensação essa que os corredores já esperam do Nike Zoom Air.

Para dar maior sustentação e amortecimento, o inovador sistema Dynamic Support utiliza estruturas opostas de espuma, com diferentes densidades, de modo a reduzir a taxa de pronação. Os designers também aprimoraram a sustentação do Nike Air Zoom Structure 18: uma terceira camada de espuma de alta densidade vem se juntar ao sistema que já existia. Sempre que necessário, o Dynamic Support de três densidades entra em cena, oferecendo mais sustentação e aumentando ainda mais a suavidade na transição entre um pé e outro. 

O design traz ainda um cabedal Nike, com cabos que incluem a tecnologia Asymetrical Nike Flywire. O tênis abraça o pé e garante sustentação usando menos material do que modelos anteriores, abrindo caminho para movimentos naturais. A Malha Estruturada Nike também aumenta o conforto e a circulação de ar. Essa malha, conhecida em inglês como Nike Engineered Mesh, permite que os designers criem com precisão uma estrutura de ventilação e sustentação de baixo peso, nas áreas onde isso é mais necessário. O resultado é um aumento no conforto e na circulação de ar.

A tecnologia Nike Zoom Air traz o amortecimento Nike Air mais rápido que já existiu – justificando a preferência de tantos corredores de elite e atletas amadores por esse modelo. O amortecimento Nike Zoom Air, localizado na parte dianteira do tênis, ajuda os pés a reagir com rapidez durante a corrida. Aliado ao impulso adicional na região dos dedos (assegurado pelo molde Zoom), esse amortecimento garante ao Structure 18 velocidade e transição rápida entre as passadas.

“Desenhamos a coleção Zoom Air para criar uma revolução na velocidade”, diz Rob Dolan, Vice-Presidente e Diretor Criativo de Calçados da Nike. “Quer estejam treinando ou participando de provas, os atletas sempre preferem o Zoom Air. Eles gostam do ritmo rápido e veloz que o calçado oferece, e também da energia que o tênis devolve ao corredor a cada passada”. 

O Nike Air Zoom Structure 18 faz parte da coleção de tênis de corrida Zoom Air, que também inclui os modelos Air Zoom Pegasus 31, Zoom Terra Kiger 2 e Air Zoom Vomero 9. 

Read More: Brasil Nike Running